Fundação Aurora Borges
Fisioterapia

"A fisioterapia geriátrica é uma especialidade da fisioterapia focada na avaliação, prevenção e tratamento de problemas físicos comuns em pessoas idosas. O seu principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos idosos, ajudando-os a manter ou recuperar a mobilidade, a independência e a funcionalidade. Aqui estão alguns dos principais aspetos da fisioterapia geriátrica:

• Avaliação e Diagnóstico
  • Avaliação Funcional: Exame detalhado das capacidades físicas e funcionais do idoso, incluindo força muscular, flexibilidade, equilíbrio, coordenação e mobilidade.
  • Prevenção de Quedas: Implementação de exercícios e orientações para melhorar o equilíbrio e a força, reduzindo o risco de quedas, que são comuns em idosos.

Educação: Orientações sobre ergonomia, uso correto de dispositivos de auxílio (como bengalas e andarilhos) e práticas seguras no dia a dia.

Tratamento:

• Exercícios Terapêuticos: Programas de exercícios personalizados para melhorar a força, flexibilidade, resistência e equilíbrio.
  • Reabilitação: Tratamentos pós-operatórios, como após cirurgias de substituição articular, e reabilitação de fraturas.
  • Gestão da Dor: Técnicas para alívio da dor, como terapia manual, eletroterapia e termoterapia.

Melhoria da Mobilidade:

• Treino de Marcha: Exercícios e técnicas para melhorar a caminhada e a mobilidade geral.
  • Adaptações Ambientais: Recomendações para adaptações no ambiente doméstico para facilitar a mobilidade e a segurança.

Apoio Psicossocial:

• Apoio Emocional: Encorajamento e suporte emocional para lidar com as limitações físicas e a perda de independência.

Intervenções em Grupo: Sessões de exercícios em grupo para promover a socialização e o bem-estar mental.

Manutenção da Independência:

• Atividades da Vida Diária (AVDs): Treino para realizar atividades quotidianas, como vestir-se, alimentar-se e higiene pessoal.

Reeducação Funcional: Técnicas para adaptar as capacidades funcionais às limitações físicas, promovendo a autonomia.

Benefícios da Fisioterapia Geriátrica:

• Melhoria da Qualidade de Vida,
  • Redução de Quedas e Lesões,
  • Alívio da Dor,
  • Promoção da Saúde Mental.

A fisioterapia geriátrica é uma ferramenta essencial para promover um envelhecimento saudável, proporcionando aos idosos a capacidade de viver de forma mais ativa e independente."

A Fundação Aurora da Ressurreição Coelho Borges dispõe do serviço de fisioterapia exclusiva para os utentes da Instituição.