Fundação Aurora Borges
História

A Fundação Aurora da Ressureição Coelho Borges foi instituída a 23 de dezembro de 1991 pela Srª Dª Aurora da Ressurreição Coelho Borges, indicando para Presidente o Srº Eduardo Manuel Cabral Tavares de Carvalho. Foi reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) a 3 de março de 1992, iniciando a sua atividade neste mesmo ano.

Em atividade desde 1992, a Fundação Aurora da Ressureição Coelho Borges estende a mão aos mais necessitados através da prestação de serviços de elevada qualidade nas várias valências, relacionando-se com o meio onde se encontra inserida.

Tem como objetivo a promoção da formação integral de todos os cidadãos, num espírito de solidariedade, através da criação e desenvolvimento de atividades de apoio e assistência à infância, 3ª idade, aos jovens e população ativa através da dinamização de diferentes respostas sociais.

Atua um âmbito de ação regional, abrangendo, preferencialmente, o concelho de Seia. Assume um papel relevante em termos regionais através da resposta a pedidos de apoio no âmbito dos públicos vulneráveis ou em exclusão social. Resposta efetiva e pronta às necessidades básicas e psicossociais da população envolvente, assim como, na dinamização de parcerias, tanto no passado, como no presente em projetos de intervenção social.

Ainda no contexto da intervenção social, a Fundação Aurora da Ressureição Coelho Borges, ao longo da sua existência, tem estabelecido inúmeras parcerias, numa lógica de trabalho em rede, conjuntamente com as diversas entidades locais, nomeadamente como entidade coordenadora do Contrato Local de Desenvolvimento Social de Seia, do qual o Município de Seia foi entidade promotora.

Atualmente a Instituição desenvolve as valências de CATL - Centro de Atividades de Tempo Livre, Jardim de Infância, Centro de Dia, SAD - Serviços de Apoio Domiciliário, ERPI - Estrutura Residencial para Idosos, Lar Residencial para pessoas portadoras de deficiência, CACI - Centro de Atividade e Capacitação para a Inclusão, Departamento de Formação certificada pela DGERT.

Outros serviços

A Fundação Aurora da Ressureição Coelho Borges, para além das respostas sociais, dinamiza um conjunto de serviços que disponibiliza à comunidade.

Dos quais, um meio de comunicação social regional o "Jornal de Santa Marinha" e "A Voz da Solidariedade".

É também uma Entidade Formadora Certificada, contribuindo para reforçar a sustentabilidade das respostas sociais da instituição e da comunidade.

• Jornal de Santa Marinha

O Jornal de Santa Marinha, é um importante órgão de comunicação regional, que pretende aproximar as pessoas e instituições locais entre si e daqueles que procuraram outras paragens.

Tem um site, permanentemente atualizado (www.jornalsantamarinha.com) e presença nas rede sociais (www.facebook.com) com notícias concelhias, regionais, nacionais e mesmo internacionais. Conta já com mais de 31 anos de existência.

O Jornal de Santa Marinha é um órgão de comunicação social mensal.

Para que toda a informação chegue mais longe e a todos, são utilizados, diariamente, o nosso site e as redes sociais onde são divulgadas todas as notícias.

É um jornal de referência regional e nacional. É uma equipa bem estruturada de profissionais que trabalha diariamente para todos os leitores.

É único Jornal do concelho de Seia e um órgão de informação credível e isento. Trabalha em parceria com excelentes colaboradores que, todos os meses escrevem artigos com conteúdo de grande interesse e atualidade, que enriquecem o Jornal.

• A Voz da Solidariedade

Um programa da Fundação Aurora Borges, de Santa Marinha, Seia, emitido semanalmente aos Sábados, na Antena Livre, 89.6 (Gouveia), das 9 às 10h.

O programa nasceu em 2016, chama-se «A Voz da Solidariedade» e é transmitido todos os fins-de-semana. Durante uma hora, o programa dá voz a diversos temas importantes e atuais da sociedade, ligados à cultura, saúde, desporto, etc. Gravado no estúdio da própria instituição, criado de raiz para o efeito, tem frequentemente convidados que abordam os diferenhtes temas em debate.