O Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) pretende apoiar as crianças que frequentem a escola e as suas famílias, com o objetivo de proporcionar a todas as crianças e jovens um espaço onde podem realizar atividades lúdicas e de animação, desfrutando dos seus tempos livres.
Esta resposta social assegura a prestação dos seguintes serviços: alimentação (almoço e lanche), atividades lúdicas (passeios ao exterior, atividade física, visionamento de filmes, jogos pedagógicos, atividades intergeracionais e outras).
A Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) constitui-se como uma resposta social, destinada a alojamento coletivo num contexto de “residência assistida”, para pessoas com 65 anos ou mais, ou com menos idade em condições excecionais. Destina-se a pessoas que, por opção própria ou por inexistência de retaguarda familiar e/ou social, com dependências causadas por estado agravado de saúde do qual decorra a necessidade de cuidados médicos, de enfermagem, sociais e psicológicos, pretendem integração numa instituição.
Constituem-se como objetivos principais desta resposta:
A Resposta Social de ERPI assegura prestação dos seguintes serviços: alojamento; alimentação; cuidados de higiene e conforto pessoal; cuidados de saúde; atividades de desenvolvimento pessoal (animação, atividades socioculturais e conforto espiritual, entre outras).
A resposta social de Lar Residencial para Pessoas Portadoras de Deficiência com capacidade para 24 residentes, destina-se a adultos e jovens com idade igual ou superior a 16 anos. Existem situações em que poderão ser admitidos residentes de idade inferior a 16 anos cuja situação sociofamiliar e clinica o aconselhe.
São objetivos desta resposta social, disponibilizar apoio residencial temporário ou permanente a jovens e adultos com deficiência, garantindo condições de bem-estar e qualidade de vida ajustadas às necessidades dos residentes, promover estratégias de reforço de autoestima, autonomia pessoal e social dos utentes, privilegiar a interação com a família e comunidade, no sentido de integração social do utente.
A resposta social do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) tem como destinatários pessoas portadoras de deficiência e incapacidade maiores de 16 anos a residir na área geográfica do concelho de Seia e outros caso as situações socioeconómicas e familiares o justifiquem.
O desenvolvimento desta resposta social tem como objetivos:
Os mais novos são o centro da atenção das Respostas Sociais de Creche, Jardim de Infância e CATL da Fundação Aurora da Ressureição Coelho Borges.
Com atividades imaginativas e de reconhecida qualidade pedagógica, formamos os mais novos num contexto de segurança e afetividade, promovendo o seu desenvolvimento biopsicossocial.
Temos, ainda, como finalidade, o envolvimento das famílias em todas atividades desenvolvidas pelos seus educandos na Instituição.
Acolhemos bebés a partir dos 4 meses. Excecionalmente e após avaliação cuidada, integramos bebes com idade inferior.
Jardim de Infância
Acolhemos crianças dos 3 aos 6 anos de idade, acompanhando-os até à sua integração escolar. Atuamos de acordo com Projeto Pedagógico Anual o qual pretende assegurar o desenvolvimento integral de todas as crianças, respeitando a sua e individualidade, tendo em conta as especificidades das diferentes idades e estágios de desenvolvimento biopsicossocial.
A resposta de Cantina Social pretende dar resposta a situações de grave carência social, existentes na comunidade envolvente.
As famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica com necessidades ao nível alimentar deverão dirigir-se aos serviços da instituição a fim de ser avaliada a sua situação para poderem ser contempladas com apoio alimentar diário.
Atualmente a instituição tem capacidade para 6 refeições diárias, sete dias por semana.